sexta-feira, 23 de março de 2012

Meu agir

             
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. “

João 15:16

            Meu irmão e minha irmã na nossa caminhada enfrentamos problemas que parecem que vão nos destruir. muitas vezes parece ser o fim, amigos e familiares podem até nos abandonar, seu marido ou sua mulher não lhe compreender. Mas nós servimos a um Deus que nós entende e ele vai te dar vitória porque ele mão quer ver um filho sofrento pela sua obra, Jesus vai enxugar as suas lágrimas. Não desista de sua caminhada continue em fé e oração .Creia que sua situação vai mudar em nome de Jesus.
               Assista esse video abaixo:





segunda-feira, 19 de março de 2012

24 horas com Deus




        Já pensou que não existe possibilidade alguma de esconder-se de Deus? Que 24 horas por dia Ele nos enxerga, sabe onde estamos o que fazemos e que acima de tudo Ele está cuidando de nós? Mais será que nós estamos nos lembrando de ficar online 24 horas com Deus?

       Estar com Deus o tempo todo é mais do que dedicar alguns minutos de seu dia para um devocional e uma oração. Claro que se dedicar a isso é importante mais estar com Deus é viver o que Ele ensina em Sua Palavra, é ter uma relação com Ele de intimidade.

    O mundo tem experimentado e vivido grandes avanços tecnológicos. A cada dia estamos mais conectados. (se não fosse à tecnologia não teríamos a possibilidade de interagir com vocês aqui no blog não é mesmo?) Apesar dos grandes avanços tecnológicos e dos processos constantes de modernização e as diversas possibilidades que te proporcionam ler esse post de qualquer lugar do mundo naquele “tempinho” que restou durantes as inúmeras tarefas do dia nós seres humanos temos dificuldades em arrumar tempo para nos dedicarmos a nossa vida espiritual.

        Parece que o tempo para Deus está cada vez mais escasso ou sequer existe na vida de alguns. São 15 minutos de devocional aqui (quando existe pratica de devocional) , 10 de oração ali. Durante o dia ouvimos alguns louvores para não passar batido e chega, dever cumprido, acabou o tempo com Deus!

        Estranho não? Mais isso acontece sempre, não só com alguns crentes mais comigo, com você, conosco! A falta de tempo com Deus é comum, às vezes nos esquecemos e fazemos uma separação: Vida de Crente e Vida Particular.

      As atividades tem por vezes nos separado de Deus... Tantas coisas pra fazer durante o dia e ai quando surge uma dificuldade ou algo que Deus pode nós ajudar lembramos de Deus... Às vezes Deus até está conosco o dia todo mais não muda nada em nossa vida, Ele está inativo e imperceptível e nosso “EU” acaba falando mais alto sempre...e também existe aquela situação de sermos muito espirituais apenas quando estamos com outras pessoas e quando ficamos sozinhos acaba-se a espiritualidade.

       A verdade é que muitas vezes estamos selecionando nossas horas com Deus, na igreja em casa antes de dormir ou quando acordamos mais isso não é o suficiente. Não podemos deixar Deus de lado quando saímos para trabalhar. Vocês que jogam bola não podem deixar Deus no banco durante os jogos. Não podemos deixar Deus trancado no carro enquanto vamos as compras. Muito menos deixar Ele em casa quando estamos com nossos namorados. Ele não foge de nossa presença, está conosco 24 horas, e nós devemos estar com Ele 24 horas. Escolhemos assim quando aceitamos o sacrifício de Jesus e assim será pois agora temos um compromisso de aliança com Ele até a Sua volta. Deus está a todo o momento em toda parte e sabendo de tudo. Nada passa despercebido a Ele: para bem ou para mal.(Pv 15.3)

       Mais enfim, o objetivo é que nós nos dediquemos mais ao Senhor e tenhamos uma vida única de Cristão. Chega de vida dupla. Se você é cristão, você é cristão, nada de viver por ai com duas identidades. Você é salvo e remido pelo sangue de Cristo. Já tem uma pátria celestial (Fl 3.20) e nosso único dever aqui é expandir a mensagem da salvação aos que ainda não possuem essa pátria.

        Então tenha uma vida com Deus, lembre-se de dedicar-se a Ele durante o seu dia. Em 1 Co 10:31 diz: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." Aplique isso em sua vida diária, não tenha um tempinho de 20 minutos com Deus apenas. Ore sem cessar, em seu trabalho... trabalhe para Deus, tenha conversas com seus amigos que edifiquem, procure coisas em sua vida que Glorifiquem a Deus e assim você crescerá em maturidade com Deus e conseguirá enxergar com mais facilidade os propósitos e planos que Ele tem desejado para você.
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a gloria de Deus. (1 Co 10.31)
Fonte:  Arte e Adoração

sábado, 17 de março de 2012

Adquirindo convicção da presença de Deus


Neste Salmo somos ministrados acerca da importância da presença de Deus em nós.
Uma ministração que é tão válida para nós hoje quanto foi para Davi na sua época, porque, embora os tempos sejam outros, há situações que ocorreram à vida de Davi e que ocorrem à nossa vida e que só a presença de Deus para sustentar e dar graça.
Davi adquiriu a convicção da presença de Deus na vida dele e essa convicção fez com que Davi pudesse suportar as mais terríveis situações.
Então, nesta manhã, irmã/irmão, procure entender isso… busque adquirir essa convicção da presença de Deus em você também.
Veja só essas verdades que o Salmo 23 ensina – cada verdade contribui para se adquirir convicção:
…a primeira verdade que contribui a isto é:
1. A presença de Deus não isenta ninguém das tribulações
O salmista declara: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte”… que vale difícil e tenebroso!
E lendo Jo 16.33, ficamos sabendo que o próprio Senhor Jesus afirmou a todos os Seus discípulos de que poderemos passar por situações difíceis. A palavra que Jesus disse foi clara e sem rodeios: “No mundo vocês vão sofrer”. Aquela versão antiga da Bíblia diz:“aflições”.
Jesus deixou bem claro, que a vida neste mundo não é nem nunca será um “mar de rosas”.
A presença de Deus não isenta das tribulações. Todavia, você pode estar certo de uma coisa, Jesus também afirmou: “mas tenham coragem. Eu venci o mundo e lhes darei vitória – a minha vitória é a sua vitória!”
Ponha essa verdade no seu coração: a presença de Deus garante vitória sobre todas as tribulações. Aleluia!
…segunda verdade para adquirir convicção:
2. A presença de Deus impede que o medo nos envolva
Veja como declara o salmista no v.4: “não terei medo de nada”.
O medo paralisa, nos enfraquece… medo é até demonstração de falta de confiança no poder de Deus. É comum sentirmos medo diante de algumas situações.
Porém, a presença de Deus em nós não permite que sejamos envolvidos, ou completamente tomados, pelo medo.
A presença de Deus nos livra de todo medo… o vale a ser atravessado pode ser escuro como a morte, mas nós ouvimos nessa hora (Is 41.13): “Eu o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo”. Aleluia!
…em terceiro lugar, temos neste salmo a seguinte verdade:
3. A presença de Deus conosco é certa.
O salmista declara: “porque tu estás comigo”.
Mais tarde, o próprio Senhor Jesus recomendou: “…lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.
Muitas vezes, não encontramos nada nem ninguém capaz de nos sustentar nos momentos difíceis… ah! mas apenas a presença de Deus está conosco e por ela somos encorajados! Ninguém que tenha a convicção da presença de Deus desiste facilmente.
Se você não duvidar no seu coração, mas crer que Deus é contigo, mesmo que a situação pareça fora de controle ou sem solução, você vai procurar a ajuda do Senhor e vai alcançar vitória, porque Deus é contigo! Aleluia!
…outra verdade que contribui para você ter convicção é esta:
4- A presença de Deus traz proteção e direção
Essa verdade está expressa nessa declaração do final do v.4: “tu me proteges e me diriges”, que na versão antiga da Bíblia equivale “a tua vara e o teu cajado”.
Com a vara, o pastor de ovelhas, afugentava os inimigos e com o cajado, guiava o rebanho. A presença de Deus faz isso, a presença de Deus proporciona isso: proteção e direção.
Essa verdade ficou provada quando da salvação do povo de Israel da escravidão que vivia no Egito.
O Salmo 78.52-53, lembra de que Deus trouxe salvação para Israel; e Deus salvou o povo, desse jeito: dando proteção e direção – está escrito: “…mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas e os guiou pelo deserto, como a um rebanho. E os guiou com segurança, e não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos”.
Aleluia! A presença de Deus traz proteção e direção.
Conclusão:
Então, irmãos, quando possuímos a convicção de que, em toda e qualquer situação, Deus está conosco, a sensação que se tem é de descanso e consolo – porque sabemos que Ele é Deus Todo-poderoso!
A melhor coisa a ser feita é termos essa convicção – porque quem adquire a convicção da presença de Deus, esse é levado a dizer: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará… Ainda que eu ande [ele não estava andando, mas disse na sua convicção: ainda que eu ande...] por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges”.
Tudo o que temos que fazer é comer essas verdades até que elas se dissolvam e façam parte de nós – da nossa certeza, da nossa fé, da nossa convicção!
Se você tem tido dificuldade para crer, porque, grandes tem sido as suas lutas, tão difíceis as condições em que se encontra, vamos orar juntos agora e pedir para você que estas verdades lhe tragam a convicção de que Deus está presente e que sempre estará.
Se você ainda não entregou seu coração para Jesus, você também não poderá dizer: “o Senhor Deus está comigo”.
Essa certeza só vem depois que você receber a Jesus como Senhor e Salvador em seu coração. Até que faça isso, você não se sentirá seguro.
E você já tem Jesus como seu Senhor e Salvador?

Pr Walter Pacheco da Silveira
Fonte: gospelprime

quarta-feira, 14 de março de 2012

90 anos da Harpa Cristã

 

Para comemorar os 90 anos da Harpa Cristã a Casa Publicadora das Assembleias de Deus organizou um culto na AD de Recife para nos dias 12 e 13 de março.

I. O que é a Harpa Cristã

A Harpa Cristã é o hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil. Ela foi especialmente organizada com o objetivo de enlevar o cântico congregacional e proporcionar o louvor a Deus nas diversas liturgias da igreja: culto público, santa ceia, batismo, casamento, apresentação de crianças, funeral, etc.
A sua primeira finalidade é transformar nossas igrejas e congregações em comunidades de perfeita adoração ao Único e Verdadeiro Deus. Não pode haver igreja sem louvor.

II. O início do cântico congregacional da Assembleia de Deus no Brasil

Em seus primórdios, a Assembleia de Deus usava os Salmos e Hinos , que também era utilizado por diversas igrejas evangélicas históricas. Mas em virtude de nossas peculiaridades doutrinárias, os pioneiros sentiram a necessidade de um hinário que também enfocasse as doutrinas pentecostais.

III. O cantor pentecostal

Em virtude dessa premência, foi lançado em 1921, o Cantor Pentecostal. Impresso pela tipografia Guajarina, sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho, tinha o pequeno hinário 44 hinos e 10 corinhos.
O Cantor Pentecostal foi distribuído pela Assembleia de Deus de Belém do Pará que, naquela época, achava-se localizada na Travessa 9 de janeiro, nº 75.

IV. O surgimento da Harpa Cristã

Em 1922, foi lançada em Recife (PE) a primeira edição da Harpa Cristã, que viria a se tornar no hinário oficial das Assembleias de Deus. Sob a orientação editorial do Pastor Adriano Nobre, teve uma tiragem inicial de mil exemplares e foi distribuída para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nyström.
A segunda edição da Harpa Cristã, já com 300 hinos, foi impressa nas Oficinas Irmãos Pangeti, no Rio de Janeiro, em 1923. Já em 1932, tinha a Harpa Cristã 400 hinos.

V. A elaboração dos hinos

Na elaboração de nossos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel Nyström. Apesar de não ter perfeito conhecimento da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente, diversas letras da riquíssima hinódia escandinava. Para que os poemas fossem adaptados às suas respectivas músicas, foi necessário que o Pastor Paulo Leivas Macalão empreendesse semelhante tarefa. Por isso, o Pastor Macalão tornou-se o principal elaborador e adaptador de nosso hinário oficial.

VI. A Harpa Cristã com letra e música

Em 1937, a Convenção Geral das Assembleias de Deus, reunida em São Paulo, nomeou uma comissão para editar e imprimir a primeira Harpa Cristã com música. Desta comissão faziam parte: Emílio Conde, Samuel Nyström, Paulo Leivas Macalão, João Sorhein e Nils Kastiberg. Neste empreendimento também tomou parte ativa o Dr. Carlos Brito.

VII. A Harpa Cristã com 524 hinos

Com o passar dos tempos, outros hinos foram sendo acrescentados até que o nosso hinário oficial atingisse 524 hinos. Número esse que, durante várias décadas, caracterizou a Harpa Cristã.
Até 1981, quase todos os hinos da Harpa Cristã já haviam sido revisados. Os mais altos foram transpostos para tons mais acessíveis ao cântico congregacional.

VIII. A Harpa Cristã atualizada

Em 1979, mediante proposta apresentada pelo Pastor Adilson Soares da Fonseca, o Conselho Administrativo da CPAD, cumprindo resolução da Assembleia Geral da CGADB reunida em Porto Alegre, naquele ano, nomeou uma comissão para proceder a uma revisão geral da música e da letra da Harpa Cristã.
A comissão era formada pelos seguintes Pastores: Paulo Leivas Macalão, Túlio Barros Ferreira, Nicodemos José Loureiro, Antonio Gilberto e João Pereira. Nesta empreitada, também tomou parte ativa o Pastor e consagrado poeta Joanyr de Oliveira. Em termos técnicos, os trabalhos contaram com dois obreiros especializados: João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras.
Lançada em 1992, a Harpa Cristã Atualizada foi aceita em muitas igrejas, mas a maioria optou por ficar com a Harpa Tradicional. De qualquer forma, a experiência serviu para rever a hinódia pentecostal, tornando-a mais viva e participativa em nossas reuniões.

IX. A Harpa Cristã ampliada

Tendo em vista as necessidades de nossa igreja, a CPAD, sob a direção executiva de Ronaldo Rodrigues de Souza, compreendeu ser urgente a ampliação da Harpa Cristã tradicional. Foram acrescentados mais 116 hinos a fim de atender a todas as exigências cerimoniais e litúrgicas da igreja.
A Harpa Cristã Ampliada , lançada em 1999, com 640 hinos, representa mais um avanço da já riquíssima hinódia pentecostal.

Conclusão

A Harpa Cristã é o hinário oficial das Assembleias de Deus com 640 hinos que são entoados nos cultos congregacionais. A primeira versão conhecida com letra e música data de 1929 com originais manuscritos e copiada em processo mimeográfico.
Em 1941, teve sua primeira edição impressa, tendo participado deste trabalho os irmãos Samuel Nyström, Paulo Macalão, Jahn Sorheim e Nils Katsberg.
Em Janeiro de 1999, a CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus – publicou a Harpa Cristã Revisada e Ampliada com 640 hinos.
Rogamos a Deus, pois, para que a Harpa Cristã continue a levar o Evangelho de Cristo e o avivamento a todos os cantos de nosso país. Cantando também se evangeliza. Cantando também se promove o avivamento. Não foi o que fizeram nossos pioneiros?
Confira os hinos da Harpa Cristã no harpa.gospelprime.com.br
Fonte: CPAD / Gospel Prime

sexta-feira, 2 de março de 2012

Preserve o seu casamento


               Traições, violência doméstica, vícios e separações. Essas são apenas algumas das muitas armadilhas nas quais casais do mundo inteiro caem, levando consigo o bom convívio e o amor entre os membros da família. Basta pensar: se a família foi a primeira instituição criada por Deus, como seria possível alcançar a felicidade desvalorizando esse bem maior?
               É crescente o número de lares destruídos pela falta de fé; e o desrespeito aos valores cristãos leva muitas pessoas a desacreditar na importância da família como base para qualquer indivíduo. Apenas através do poder de Deus, muitos lares podem ser reconstruídos, comprovando que a família não é uma “instituição falida”. Manter a fé em alta é um instrumento fundamental para preservar um casamento feliz e duradouro e, consequentemente, constituir uma família bem estruturada, com filhos encaminhados na Palavra que os guiará por toda a vida. 
         Para que uma família esteja estruturada, é necessário intensificar o cuidado consigo mesmo e com todos os membros que a compõem. Desta forma, o amor do casal poderá ser refletido na vida de seus filhos, portanto, é primordial que o marido e a esposa preservem o amor por sua própria vida.
              A Bíblia indica a postura ideal para os homens: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2.18) Portanto, fechar os olhos para essa verdade pode determinar a infelicidade plena. Apenas com a consciência de família, homem e mulher podem gerar um reino na Terra, unidos pelo espírito do amor.
         
           “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja (…). Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” (Efésios 5.22-25)

Fonte:Gospel prime