segunda-feira, 31 de março de 2014

Como surgiram as igrejas evangélicas


Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos. O papa Leão X exigiu uma retratação do padre, ameaçando condená-lo por heresia. Mas Lutero não voltou atrás e rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou pela Europa, impulsionado pela maior flexibilidade religiosa que oferecia.
Os inimigos dos reformistas passaram a se referir a seus seguidores como "luteranos". Estes, por sua vez, preferiam ser chamados de "evangélicos", termo hoje muito usado para se referir aos fiéis das igrejas protestantes. A liberdade pregada por Lutero acabaria abrindo espaço para o surgimento de várias correntes religiosas. "O protestantismo tem uma pedra fundamental: a autonomia. A idéia de que só Deus salva, a subjetividade do indivíduo e a possibilidade de assumir e viver as diferenças vai gerar uma variedade enorme de igrejas", diz o cientista da religião João Décio Passos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Isso ajuda a entender por que hoje existem tantas ramificações entre os protestantes.

Crença na autonomiaLiberdade pregada por Lutero deu origem a várias correntes religiosas
Igreja Católica - Reforma Protestante
Luteranos
A ruptura de Luterano com os católicos, em 1517, lançou as bases para a expansão do protestantismo. Os luteranos condenavam o comportamento moral dos padres católicos e acreditavam que a salvação estava nas escrituras sagradas.
Presbiterianos
Inspirados no teólogo francês João Calvino (1509-1564), pregavam a predestinação divina: ou seja, só os eleitos por Deus se salvariam. O teólogo holandês James Arminius (1560-1609) criaria depois outra vertente do presbiterianismo: o Arminianismo
Anglicanos
O rei inglês Henrique VIII (1491-1547) queria anular seu primeiro casamento para se unir a outra mulher. Após a recusa do papa Clemente VII, ele rompeu com a Igreja Católica e criou a anglicana em 1534, ficando livre da interferência papal
Batistas
O movimento anabatista já existia quando Lutero começou a questionar a Igreja Católica. Mas, como outras correntes protestantes, o movimento só ganhou expressão após a Reforma. Acabou dando origem à Igreja Batista
Metodistas
Surgiram na Inglaterra no século 18, propondo reformar a Igreja Anglicana. Baseadas na crença da salvação pela fé em Cristo, as idéias metodistas não conseguiram mudar os anglicanos, mas deram origem a uma nova corrente protestante
Pentecostais
Começaram a aparecer no início do século 20 como uma dissidência dos metodistas. Em 1910, foi fundada a Congregação Cristã do Brasil; no ano seguinte, a Assembléia de Deus, e em 1962, Deus é Amor. Os pentecostais crêem na cura pela fé
Neopentecostais
Fazendo parte do grupo a Igreja Universal do Reino de Deus, de 1977, e a Igreja Renascer em Cristo, de 1986. Os neopentecostais têm em comum a adoçãoda mídia para pregar aos fiéis, além dos cultos espetaculares e a realização de exorcismos

terça-feira, 25 de março de 2014

Deus velará por Ti

A paz do Senhor queridos amigos e irmãos

Estaremos trazendo sempre a história de alguns hinos da nossa Harpa Cristã. E nessa postagem de hoje trazemos um dos hinos mais lindos da história que fala da certeza que Deus sempre está conosco. O hino número 4 da Harpa Cristã.



 1
Não desanimes, Deus proverá;
Deus velará por ti;
Sob Suas asas te acolherá;
Deus velará por ti.
.
Coro
Deus cuidará de ti
No teu viver, no teu sofrer;
Seu olhar te acompanhará;
Deus velará por ti.

2
Se o coração palpitar de dor,
Deus velará por ti;
Tu já provaste Seu terno amor.
Deus velará por ti.

3
Nos desalentos, nas provações,
Deus velará por ti;
Lembra-te dEle nas tentações;
Deus velará por ti.

4
Tudo o que pedes, Ele fará;
Deus velará por ti;
E o que precisas, não negará.
Deus velará por ti.

5
Como estiveres, não temas, vem!
Deus velará por ti;
Ele te entende e te ama bem!
Deus velará por ti.

HISTÓRIA

Esse hino nos encoraja pelo simples fato de termos plena consciência que Deus cuida de nós e promete estar conosco cada momento, "Deus velará por ti".

A letra foi escrita por Civila Durfee Holden Martin (1866-1948). A música (God cares), foi composta por seu marido, Walter Stillman Martin (1862-1935). Martin era pastor batista. Em 1904, ele, sua esposa e seu filhinho estavam numa Escola Bíblica em Lestershire, Nova Iorque, onde estava auxiliando na compilação de um hinário. Nessa oportunidade, foi convidado a pregar numa vila um pouco distante da Escola. Entretanto, a Sra Martin ficou doente e o pastor pensou em declinar do convite. Enquanto discutiam se deveria ir ou não, seu filho disse: "Pai, você não acha que se Deus quer que você vá pregar hoje Ele pode cuidar da mamãe enquanto você não estiver aqui?"

Diante da afirmação do filho, o pastor Martin guardou seus apontamentos e foi pregar. Quando retornou ao anoitecer, encontrou sua esposa bem melhor. Ela também havia escrito um novo hino basedo nos fatos ocorridos antes do pastor sair, quando seu filho havia feitos as observações com relação aos cuidados que o Senhor poderia ter para com ela. O pastor Martin não levou mais do que uma hora para improvisar a melodia. Naquela mesma noite um casal de professores cantaram juntamente com eles aquela melodia. Na mesma semana o hino foi cantado na escola bíblica, oportunidade em que foi sugerido que o novo hino fosse incluído no hinário que estava sendo elaborado.

Assim, foi publicado pela primeira vez, no ano seguinte nos "Cânticos da Redenção", compilados pelo pastor Martin e John A. Davis. Em 1916, a família Martin frequentava a Igreja Cistã ou Dicípulos de Cristo.

domingo, 23 de março de 2014

Apps para seu celular com android

Você quer tunar seu celular com aplicativos cristãos? Não sabe onde procurar?
Estaremos dando algumas dicas para você que transformar não somente a sua vida, mas também quer deixar seu celular igual a um celular de crente. Coisa rara na atualidade, mas vamos aos Apps para seu Android.
1 – O primeiro deles, sem dúvida é o mais baixado do Google Play na categoria religiosos. O App da Bíblia  é usado por mais de 100 milhões de dispositivos em todo o mundo, pessoas estão lendo, ouvindo e compartilhando a Bíblia utilizando o App da Bíblia considerado o número 1 – completamente gratuito. Centenas de versões Bíblicas, centenas de planos de leitura, dezenas de idiomas. Você ainda poderá on-line ou offline.
app-biblia
2 – Um App bastante procurado também no Google Play é o Hinário Cristã JDS. No App você pode achar facilmente aquele hino pelo numero, por palavra do titulo, personaliza a cor de texto e fundo, seleciona hinos favoritos e faz lista de hinos favoritos.
app-hinario
3 – Para você que quer conhecer um pouco mais sobre a Bíblia, quer descobrir o significado das palavras ou dos nomes bíblicos ou ainda fazer uma pesquisa. O Dicionário Bíblico JCM tem Mais de 900 palavras com referencias bíblica, buscar rápidas com sugestões e compartilhamento de uma busca do versículo ou item direto no Facebook, Twitter, SMS ou Email.
app-dicionario
4 – Um App que nos ajuda no dia a dia e que é sempre bom ter em mãos para dar aquela meditação quando a tristeza bater. Meditação Adventista é um App que traz meditações diárias com reflexões para animar seu dia.
app-meditação
5 – Outro App para reflexão e que não pode faltar no seu celular é oDevocional Bíblico Diário. O Devocional Bíblico foi criado para ajudar outras pessoas a caminharem com Deus. É uma ferramenta que ajuda as pessoas a aplicarem a Palavra de Deus diariamente.
app-devocional
6 – Descobrimos um App legal e divertido, pois traz frases interessantes e motivacionais para o seu dia. Frases Cristãs como o próprio nome já diz, traz uma ampla seleção pequenos textos para você refletir e compartilhar com amigos.
app-frases
7 – Bíblia Quiz: Este aplicativo da Bíblia é ótimo para toda a família e é perfeito para ensinar o Cristianismo às crianças e adultos. Este não é bem um App e sim um jogo onde o objetivo é ser o primeiro de quatro jogadores (missionários), que irão visitar todas as igrejas.
app-biblia-quiz
8 – Concurso Bíblico: Aprenda sobre a bíblia neste jogo divertido e rápido! Responda corretamente antes do tempo acabar, ou é o fim do jogo! Com este App você vai aprenda sobre as pessoas e personagens importantes dos tempos bíblicos, melhorar o seu conhecimento de vários livros da Bíblia, descobrir mais sobre os milagres que Jesus realizou.
app-concurso
9 – Santo Reino Clash: Um jogo onde todos os pecados virão sobre você. Use seus poderes sagrados para lutar contra todos os pecados mortais que você vai enfrentar no deserto. Acabe com todos de uma vez por todas e para toda a eternidade.
app-reino
10 – Tenha as mais belas promessas bíblicas em seu dispositivo Android. O aplicativo Caixinha de Promessas é a ferramenta ideal para lhe trazer alívio e conforto extraído direto das santas escrituras.
app-versiculo
Fonte: www.eusoulivre.com

sábado, 22 de março de 2014

A última palavra vem de Deus


Retornando os trabalhos do nosso blog estaremos sempre trazendo clipes legais para evangelização e edificação do povo de Deus. 
Hoje trazemos o clipe de Nani Azevedo, A última palavra. Vejam e sejam cheios de Deus:





Se Deus lhe fez promessas Ele é fiel e justo para cumprir, só Ele é capaz de fazer o impossível. Quando suas forças acabarem clame a Deus é Ele dará a última palavra.