sexta-feira, 30 de maio de 2014

Viva na luz


Vivemos nas trevas, sob a "batuta" e orientação de Satanás, que faz de nós verdadeiros farrapos. Mas o Pai (Deus) nos tirou das potestades das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor (Colossenses 1:13). Agora, por Ele e n'Ele temos a redenção dos nossos pecados. Nós, que estávamos no reino das trevas, fomos transportados para a luz e podemos resplandecer a sua luz!
 Já vimos bem o que Cristo fez por nós? Já pensámos bem na graça que Ele nos deu? "Éramos trevas, mas agora somos luz". Andamos na luz, vemos plenamente o Caminho e podemos desviar-nos do mal. Podemos ver os obstáculos, os problemas que Satanás veio pôr no caminho para nos afastar de Deus, escapando, assim, aos seus embustes, fraudes, medos, etc.
 Agora estamos no reino da luz. No reino onde Cristo, a Luz do mundo, ilumina e nos faz satélites da Sua luz, para que o mundo veja, por nós, a Sua luz e glorifique a nosso Pai que está nos céus (Mateus 5:16).
 Assim iluminados, não comuniquemos mais com as obras  infrutíferas das trevas, mas condenemo-las, porque o que elas representam até dizê-lo é torpe.
 Procuremos remir o tempo para glória do nosso Salvador, para que não sejamos insensatos, mas aprendamos qual é "a boa, santa e agradável vontade de Deus" para cumpri-la.
 Como luz que somos, em Cristo, procuremos cumprir o nosso ministério de brilhar e iluminar a todos, para que ninguém fique nas trevas por termos ofuscado e escondido a nossa luz. Que os homens, por nós, vejam a Jesus, O amem, O aceitem como Salvador e O sirvam, como Mestre e Senhor.

 Qual é a via do teu caminho? A das trevas, que conduz à perdição, ou a da luz, que conduz à vida?

Fonte: blog luz diaria 

quinta-feira, 8 de maio de 2014

A importância da Escola Bíblica Dominical




É o departamento da igreja responsável pela educação cristã, com ênfase no ensino da Palavra de Deus.
O primeiro Mestre citado nas escrituras foi o próprio Deus em Gênesis 3.8-11, bem como em Êxodo 4.12, quando Ele se propôs a ensinar a Moisés. Com o passar do tempo, o encargo do ensino da Lei ficou sendo tarefa dos sacerdotes (DT 24.8) e dos profetas (Isaias 6.8-10). Nos dias de Jesus, não faltou ensino, pois ele mesmo se preocupou não somente em ensinar (MT 4.23), mas também em preparar pessoas que dessem continuidade em seu ministério (MT. 28.19-20).
A Escola Dominical tem seus fundamentos num passado distante, registrado no Antigo Testamento, como vemos nos relatos de Esdras e Neemias ensinando ao povo (Ne 8.1-9).
O ensino da Escola Dominical tem por objetivo:
  •         Ganhar almas para Cristo
  •         Promover o crescimento e desenvolvimento espiritual do cristão
  •         Preparar obreiros para a seara do Mestre.

Tal ensino é oferecido de modo sistemático e gradativo, por meio de métodos e técnicas apropriadas, respeitando as necessidades, limitações e a capacidade de cada faixa etária, quer se trate de crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens ou adultos.
Mais do que em qualquer outra época, atualmente é imprescindível que o cristão sinta interesse em aumentar os seus conhecimentos bíblicos, a fim de possuir condições não só para enfrentar dificuldades e adversidades, mas principalmente para triunfar sobre o pecado que nos rodeia (Hb 12.1).
A falta de conhecimento da Palavra leva muitos a negarem a fé e muitos estão sendo conduzidos a perdição. Por outro lado, muitos cristãos não estão vivendo o que poderiam viver em Cristo, por desconhecer parte da Palavra. São roubados pelo diabo, que age através da falta de conhecimento na Palavra, tornando-se vulneráveis, num estado de imaturidade.
Muitas são as desculpas de não frequentar a escola dominical, como o sono, a falta de condução, a distância, ou que, “é único dia para dormir mais tarde”. Na escola da vida, aqueles que aproveitam as oportunidades escondidas nas coisas que não despertam tanto interesse, são os que desfrutarão e comerão os melhores frutos. A falta de conhecimento levou Israel a sofrer muito, e nos nossos dias não é diferente. Se somos filhos da luz, temos que andar na luz, que significa entendimento, discernimento, conhecimento.

Seja um aluno permanente da Escola Dominical, onde, certamente, você se apropriará de conhecimentos importantes que trarão benefícios não somente nesta vida, mas também para a vida eterna com Cristo Jesus, nosso Senhor.

Vejam esse video que também mostra a importancia da Escola Biblica Dominical e se possivel divulge em sua igreja: