sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Clamar ou Súplicar?

“O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.” Hebreus 5:7

          O escritor de Hebreus nesse texto se refere a Jesus quando agonizava no Getsêmani, sua oração era um clamor misturado com lágrimas, e ali solitário Jesus suplicava ao que o podia livrar da morte.
           A palavra usada pelo escritor de Hebreus para a Súplica no grego é Hiketéria, e a melhor definição para a origem dessa palavra segundo Strong é ramo de oliveira (símbolo de paz).
           Nos tempos antigos, quando um exército queria se render para os adversários, eles elegiam entre eles um soldado que fosse o suplicante, o suplicante deveria partir diante do inimigo carregando um ramo de oliveira, e isso era um sinal de rendição, o exército do suplicante havia desistido de lutar e estava se entregando.
            Foi isso que Jesus fez no Getsêmani naquela noite.
            Primeiro Ele tinha ido ali para clamar pela sua vontade.

Pai, se queres afasta de mim este cálice…”

            Esse era o seu clamor com lágrimas.
            Mas depois, Jesus deixa de clamar e passa a suplicar.
            Em um certo momento Jesus abre mão da sua vontade (Clamor) de se livrar da cruz,  e se rende (súplica) à vontade de Deus, Jesus desiste de sua vontade, abre mão do seu plano.
            Nesse momento Ele se torna como um suplicante e a sua súplica é:

“…mas que seja feita a tua vontade e não a minha”

Aplicação: Não é errado entrarmos no nosso quarto com um clamor para que seja feito a nossa vontade, mas o que Deus espera de nós é mais que um clamor, Deus espera que nós nos tornemos um suplicante, espera que nós desistamos de nossa vontade, e nos rendemos a vontade dEle, espera que nós nos entreguemos a Ele e deixemos de lutar pela nossa vontade.
Uma vez eu me questionava se a nossa oração poderia mudar a vontade de Deus, não tive muitas respostas. Mas ainda que nossa oração mude a vontade de Deus, será que alguém teria coragem de mudar a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável? e que alem do mais, vislumbra um futuro para além do meu discernimento.

Oração: Pai me ensine a orar segundo a sua vontade, peço que minha oração seja uma súplica, e eu um soldado suplicante que não luta com o Senhor pela minha vontade, mas que se rende a sua vontade. Amém

A única oração que com certeza Deus ouve é aquela que soletra a sua soberana vontade.

Fonte: gospel prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário